O que considerar antes de instalar um ar condicionado
Em primeiro lugar, é preciso verificar se existe um local apropriado para a instalação do equipamento. Lembre-se de que, no caso do ar-condicionado split, por exemplo, será necessário um espaço para instalar a condensadora (unidade externa) e a evaporadora (unidade interna).
Se você ainda não possui o equipamento, trabalhamos com todas as marcas e modelos.
A condensadora deve ser instalada em um local de fácil acesso para futuras manutenções e bem ventilado, garantindo uma boa troca de calor.
Uma vez definido o local de instalação do ar-condicionado split, é necessário também planejar o descarte do dreno (água condensada).
Normalmente, essa água é descartada por gravidade, portanto, é preciso haver um ponto adequado para conectar a mangueira da evaporadora.
Dica importante: nunca utilize tubulações de esgoto para o dreno, pois isso pode causar mau cheiro na saída da unidade interna.
Se o imóvel for novo, é possível criar um ramal independente para o descarte do dreno.
Já em imóveis antigos, que não possuam ponto de descarte próximo, uma solução viável é a instalação de uma bomba de dreno, própria para ar-condicionado split. Ela conduz a água condensada até o ponto de descarte escolhido, podendo ser utilizada com uma mangueira cristal junto à tubulação do equipamento.